PROJETO LOCAL

Festival Itinerante - Processo Também é Produto

“Uma plataforma para artistas de diversas disciplinas compartilharem as suas jornadas criativas”

O Festival Itinerante “Processo Também é Produto” é uma iniciativa que procura celebrar e valorizar não apenas o resultado final das manifestações artísticas, mas também todo o processo criativo que as acompanha. Este festival multifacetado tem como objetivo oferecer uma plataforma para artistas de diversas disciplinas compartilharem as suas jornadas criativas e inspirarem o público a interagir com a arte nas suas múltiplas formas e linguagens.

O cerne do “Processo Também é Produto” reside na convicção de que cada etapa do processo criativo é uma expressão de arte por si só. Seja na pintura, na música, na dança, na literatura, no cinema ou em qualquer outra forma de expressão, o caminho que os artistas percorrem para dar vida às suas obras é tão importante quanto o resultado final.

O Processo Criativo na arte é a estruturação que ordena a criação artística, desde a idealização e interesse por expressar uma mensagem até a realização de um resultado final considerado como um produto artístico. As metodologias e faseamentos deste processo são diversos e sobretudo o que se pretende estimular com este projeto é a consciência e valorização da criatividade para o desenvolvimento individual e coletivo.

A primeira edição deste festival aconteceu em abril de 2024, em Lisboa. A capital, com sua rica história e diversidade cultural, serviu como o cenário ideal para celebrar a arte e explorar os bastidores criativos de diversas manifestações artísticas. Locais emblemáticos da cidade transformaram-se em espaços de exposição, performances ao vivo, workshops e exibições audiovisuais, oferecendo uma experiência cultural significativa e fomentadora para residentes e visitantes.

Pretende -se otimizar a experiência e solicitar o apoio dos benefícios públicos para promover a segunda edição do referido festival que se deseja expandir para a Margem Sul do rio Tejo. Esta expansão proporcionará uma oportunidade para envolver uma comunidade ainda mais ampla, levando a arte e o experimento do processo criativo a novos públicos e espaços. Desta forma este projeto encontra-se enquadrado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, mais rigorosamente enquadrados a seguir.

Além de exibições de obras de arte, performances ao vivo e workshops artísticos, o festival também visa promover o contato e colaborações entre artistas locais, instituições de arte e grupos comunitários, valorizando ainda mais a experiência do público, fomentando o intercâmbio criativo, o envolvimento de parcerias e a criação de redes artísticas e culturais, empreendedoras.

O “Processo Também é Produto” é mais do que um festival de arte, ele contempla a inclusão de pessoas com deficiência ou dificuldade na integração social por meio do fomento à diversidade de processos criativos; é uma celebração da imaginação, da experimentação e da paixão que impulsionam a criação artística em todas as suas formas. Ao valorizar o processo, bem como o produto final, o festival pretende inspirar uma nova apreciação pela via da arte e pelo processo de trabalho incansável que cada obra encerra.

Formação

Workshops

Apresentações

Estudantes

Atividades por ano

Viagens

Anos a dar formação

Fala Connosco

Morada: Praça Capitães de Abril,  nº 2 A e B
Cova da Piedade, 2805- 111, Almada

Telefone: 212 741 428

Telemóvel: 920 179 300

almadamundo.amai@gmail.com