O Programa Educativo ‘Aprendo a Ser Futuro’ 2021, promovido com a chancela da União de Freguesias de Almada, Cacilhas, Pragal, Cova da Piedade, enquanto entidade parceira de referência, visa construir respostas educativas, comprometidas com as crianças, que desenvolvem modos de pensar, de sentir, de agir, para aprender a ser futuro, sendo, na e com a comunidade, a escola e a academia.
O Programa Educativo ‘Aprendo a Ser Futuro’ 2021 organiza-se, numa rede estratégica de parceiros, designadamente a União de Freguesias de Almada, Cacilhas, Pragal e Cova da Piedade, a Almada Mundo Associação Internacional de Educação, Formação e Inovação, os AE António Gedeão, Emídio Navarro, Anselmo de Andrade, a Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e o Instituto Superior de Psicologia Aplicada.
O Programa Educativo ‘ Aprendo a Ser Futuro’ 2021 iniciou as suas atividades a 18 de janeiro de 2021, das 9.00H às 12.30, com três grupos de alunos das escolas Básica 2 da Piedade, Cataventos da Paz, Básica da Piedade e Básica 1 do Pragal, dos Agrupamentos de Escolas António Gedeão, Emídio Navarro e Anselmo de Andrade, respetivamente.
O Programa Educativo “Aprendo a Ser Futuro” 2021, qual pedra filosofal, inscreve -se, na ordem do sonho, tendo em conta a triangulação virtuosa (comunidade, educação, academia), o elevado empenho e interesse dos parceiros, em particular, por parte das escolas, dos diretores, dos coordenadores e dos professores e, em especial, dos alunos e familiares, que souberam compreender e antecipar o futuro, no ato de aprender a aprender ao longo da vida, de forma criativa e significativa.
O Programa Educativo “Aprendo a Ser Futuro” 202, eminentemente prático, inovador e colaborativo, assenta no desenvolvimento pessoal e social de alunos dialogantes, pensantes e atuantes, no âmbito da Educação Estética e Artística, da Filosofia com Crianças, das Literacias Digitais e Multimédia, da Inteligência Emocional, de modo presencial em sala de aula ou a distância.
Neste sentido, celebrou – se em poesia, lida e cantada, o sentido de “que o sonho comanda a vida / E que sempre que o homem sonha / o mundo pula e avança / Como bola colorida / Entre as mãos de uma criança /.
O sonho (…) como constante da vida / Tão concreta e definida / Como outra coisa qualquer /, em processo, com a participação de toda a comunidade educativa, numa perspetiva de que o futuro constrói – se, não se espera /. António Gedeão
Aguardamos com expectativa o retorno das atividades letivas para dar continuidade ao trabalho inicial, desenvolvido, numa semana memorável, 18 a 22 de janeiro de 2021, que permitiu proceder ao (re) conhecimento dos alunos e dos seus contextos.
Deixe um comentário