CÁTEDRA FERNÃO MENDES PINTO
PROMOVIDA PELA ALMADA MUNDO ASSOCIAÇÃO AMAI
PÓS-GRADUAÇÃO MUSEOLOGIA PARA O SÉCULO XXI
CURSO 1
Turismo, educação e literatura de viagens
PÚBLICO ALVO:
Turismólogos – profissionais que conhecem, analisam e estudam o turismo na sua totalidade. São os responsáveis pela pesquisa, planeamento, organização, promoção e divulgação de atividades ligadas ao turismo.
Guias turísticos
Agentes de viagens
Consultores de intercâmbio turístico
Promotores de eventos
O êxito profissional passa pela escolha da área que pode conduzir à felicidade individual do profissional, que lhe dê prazer, capacidade de realização e a maior remuneração possível.
Para isso muitas vezes é necessário arriscar e experimentar profissões diferentes até encontrar aquela que satisfaça por completo as expectativas. muitas vezes llevando-o até muito longe do lugar onde se mora, ou potenciando os recursos que o mesmo oferece.
Conteúdo
Programa
- 1. Reflexões prévias: a importância social e cultural do Turismo; como aliar aprendizagem e atividade turística; a literatura de viagens como manancial de aprendizagem. O exemplo de Fernão Mendes Pinto.
1.1. Deslocações
1.2. Mediação e relações interculturais
1.3. Viagem e Literatura, Literatura de viagens
2. Literatura de viagens: breve panorama histórico
3. A viagem e o seu relato: abordagens teóricas
4. Para uma definição de uma poética do género
5. Estudos de caso (narrativas de viagem de autoria masculina e de autoria feminina) - 2. O Turismo em Portugal. Como aplicar este curso a casos práticos.
- 3. Trabalho final.
CURSO 2
PÚBLICO ALVO:
Aplicações profissionais: galerias de arte, museus, centros culturais, fundações, executores e revisores de catálogos de exposições; outros.
Duração do primeiro curso: 90 dias. Sessões semanais de 4 horas.
Os aluno são incentivados a pensar em como as ideias, comportamentos e costumes de diversos grupos de pessoas, do mundo antigo ao mundo contemporâneo, surgiram, foram partilhados e podem continuar a ser encontrados nos dias de hoje, em centros específicos de cultura, como os museus, locais que permitem aprendizagens fundamentais para aplicação no quotidiano. O curso convida a investigar o papel desempenhado por objetos, imagens e textos nessas diferentes culturas, descobrindo o que podem estimular-nos e matéria de ideias ou na promoção de identidades partilhadas nas comunidades e em grupos históricos específicos. O curso promove o entendimento da cultura do passado sempre em contexto atual e permite conhecer os museus por dentro e as novas potencialidades que oferecem aos cidadãos (da interatividade, à realidade aumentada, passando pelos museus itinerantes e os museus que interpretam novos conceitos de património, respondendo com uma nova personalidade de conceção e de partilha, da especificidade dos conteúdos em presença ao carácter global ou generalista dos mesmos. O estudo das culturas é assim estruturado em torno de quatro temas principais Local, Global, Poder e Interculturalidade.
Programa
Conteúdo:
Módulos
1-MUSEOLOGIA: passado, presente e futuro na museologia
2-O MUSEU como centro de recursos excecional para a pedagogia e para a aprendizagem
3-CULTURAS: como são produzidas e como se interligam? Por que é que as culturas são importantes? Cultura local, global, glocal.
4-CURADORIA, como comissariar exposições; como conservar a Arte.
5-GESTÃO E PROTEÇÃO PATRIMONIAL, como gerir, promover, manter e reabilitar o património cultural.
6- Estudos de caso e trabalhos práticos.